Prepare a casa para ensinar o seu bebê a dar os primeiros passos e esteja sempre por perto
Por volta do primeiro ano, a criança dá os primeiros passos com apoio - em geral deslocando-se lateralmente. Um ou dois meses mais tarde, já se arrisca a andar sozinha, com as pernas e os braços bem abertos, buscando equilíbrio. Além de aplaudir os avanços, os pais podem colaborar para que o filho vença cada etapa até caminhar com desenvoltura. Saiba como:
· Os pais devem proporcionar ao bebê um ambiente seguro, no qual ele possa se movimentar à vontade para treinar as habilidades recém-adquiridas: arrastar-se, engatinhar, sentar, levantar e, finalmente, dar os primeiros passos com apoio. "Crianças que passam muito tempo no carrinho ou no bebê-conforto naturalmente demoram a andar", sugere a terapeuta ocupacional Fabiana de Vitta.
· Estar disponível no momento das brincadeiras, ajudando seu filho a se sentir seguro e confiante enquanto arrisca os primeiros passos.
· Estar atenta à postura dos bebês e à maneira de ajudá-los. "Ao segurar a criança pelas mãos, ficando atrás dela, é comum os pais, sem perceber, impedirem o pequeno de se apoiar nos próprios pés. A diferença de altura faz com que eles acabem arrastando o bebê, impedindo-o de treinar o equilíbrio", explica Fabiana. O jeito certo: se agachar apoiando a criança na região do peito.