"País do Futebol" ou "Pátria de chuteiras", como é chamado no exterior, o Brasil não foi o inventor do futebol, mas se tornou o solo fértil para a difusão e popularização do esporte, em todo o mundo. Prova disso, são as inúmeras variações futebolísticas criadas no país, como o futebol de areia, o de salão, o society, o de botão e até o futvolei.
A presença do futebol é tão marcante na paisagem brasileira que não há uma vila, aldeia indígena, mosteiro religioso ou penitenciária sem um campo de futebol. O esporte está presente na política, na moda, na culinária, nas artes plásticas, no cinema, na literatura, no teatro, na música popular e até na música erudita. Para alguns, o futebol é religião, para outros é arte. Na verdade, é um pouco de tudo isso e algo mais...
Os números do futebol no Brasil são expressivos, mas não os maiores do mundo, segundo a Fifa. O número de clubes do Brasil - quase 30.000 - é menor que o da Inglaterra, enquanto o número de pouco mais de 2 milhões de jogadores cadastrados é menor que o da Alemanha. Também o total de jogadores é menor do que os de países como a Índia e a China.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) é a entidade que organiza o futebol brasileiro, com as 27 federações estaduais vinculadas. A entidade, com sede no Rio de Janeiro, organiza o Campeonato Brasileiro de futebol e também é responsável pelos torneios de futebol feminino do país.
O futebol.br em números
Algumas curiosidades